Buscar

Macroeconomia e Microeconomia?

Macroeconomia e Microeconomia?Qual a diferença??

💡 2 Respostas

User badge image

Juliane Lima

  • O que é a macroeconomia


    macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

    Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.

  • O que é a microeconomia


    microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

    Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

  • Diferenças entre macroeconomia e microeconomia


    Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las:

    • A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual.
    • A primeira delas, estuda atores econômicos globais, como um país, e a segunda específicos, como um consumidor.
    • As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em microeconomia a quantidade produzida por uma só empresa.
    • Há situações que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis microeconômicas, mas não as macroeconômicas.
    • Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.
3
Dislike0
User badge image

Yan

Procure no livro: "introdução à economia - Gregory Mankiw", você acha tudo sobre economia neste livro
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Microeconomia é o estudo das decisões que pessoas e empresas tomam em relação à alocação de recursos e preços de bens e serviços. Isso significa também levar em conta impostos e regulamentos criados pelos governos. Microeconomia se concentra na oferta e demanda e outras forças que determinam os níveis de preços vistos na economia. Por exemplo, a microeconomia examinaria como uma empresa específica poderia maximizar sua produção e capacidade, de modo que pudesse reduzir os preços e competir melhor em seu setor

A macroeconomia , por outro lado, é o campo da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, não apenas de empresas específicas, mas de indústrias e economias inteiras. Analisa os fenômenos econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB) e como ele é afetado por mudanças no desemprego, na renda nacional, na taxa de crescimento e nos níveis de preços. Por exemplo, a macroeconomia examinaria como um aumento / redução nas exportações líquidas afetaria a conta de capital de uma nação ou como o PIB seria afetado pela taxa de desemprego. 

Independentemente disso, tanto a micro como a macroeconomia fornecem ferramentas fundamentais para qualquer profissional de finanças e devem ser estudadas em conjunto para compreender completamente como as empresas operam e geram receitas e, assim, como toda uma economia é gerida e sustentada.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais