Buscar

Cite 2 fatores que influenciam a reatividade dos metais de transição

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Na tabela periódica, os metais de transição estão localizados entre os grupos 2A e 3A (excluindo estes). São definidos como elementos cujos átomos correspondentes não possuem orbital "d" mais energético totalmente preenchido, ou que são capazes de formar cátions com orbital d incompleto.

Essa classe de elementos se subdivide em duas: a dos metais de transição externa (constituindo o bloco d) e a dos metais de transição interna (constituindo o bloco f). O primeiro metal de transição (seguindo ordem de número atômico) da tabela é o escândio, sendo o último, artificialmente produzido, o unúbio - Uub (hoje conhecido como copernício - Cn), cujo isótopo de maior estabilidade possui meia-vida de 29 segundos.

A maioria dos elementos de transição possui características semelhantes a dos outros metais representativos: boa condutibilidade térmica e elétrica, brilho (geralmente prateado ou dourado); e, apesar de apresentarem ampla variação de dureza e pontos de fusão/ebulição (com o tungstênio o metal mais difícil de mudar de estado físico com Pf = 3410°C e Pe = 5660°C), tendem a ser mais duros e possuírem maiores Pf e Pe do que os metais alcalinos e alcalino-terrosos, além de conseguirem formar ligações covalentes entre átomos de mesma espécie (e não apenas metálicas) pela presença de orbitais d incompletos.

A ordem de preenchimento eletrônico nos átomos de metais de transição é, de acordo com o diagrama de Pauling, primeiro o orbital s da 4ª camada, para em seguida o orbital d da 3ª camada. Portanto, para o primeiro período, a regra geral de preenchimento é 3dn-24s2, onde n corresponde ao grupo na qual o metal está inserido (variando de 3 a 11 – da esquerda para a direita). Entretanto, o cobre e o cromo apresentam algumas irregularidades: o cobre preenche totalmente o orbital d da 3ª camada sem completar o orbital s da 4ª camada. Ao ponto que o cromo deixa os dois orbitais incompletos, de acordo com as suas respectivas distribuições: 3d104s1 e 3d54s1; fugindo, portanto, à regra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais