Buscar

pergunta genetica herança monogenica

Um casal jovem, normal, sem nenhum histórico de doença genética em suas famílias, vem ao serviço de aconselhamento genético com um bebê diagnosticado clinicamente com acondroplasia. Eles querem saber: 1) O que é essa doença? 2) Como pode ser genética se nenhum de nós tem, nem ninguém da família? 3) Podemos ter mais filhos com isso? 4) E meu filho doente, tem chance de mais tarde vir a ter filhos afetados?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

1) A acondroplasia é a forma mais comum de displasia esquelética. As displasias esqueléticas são um grupo amplo de condições geneticamente determinadas que cursam, geralmente, com baixa estatura e alteração do arcabouço ósseo.

2) A acondroplasia é de origem hereditária, é autossômica dominante e a maioria é esporádica, resultado de nova mutação, em outras palavras, é o primeiro caso da família. Desta forma, mutações neste gene resultam em função anômala do receptor por ele codificado. A consequência clínica é a formação de ossos mais curtos e de formato anômalo. Nos casos onde há ausência dessa condição na família, provavelmente a acondroplasia resulta de uma nova mutação.

3) Uma vez acontecida a recorrência, a probabilidade de mais filhos com esta condição aumenta.

4) A acondroplasia é condição geneticamente determinada de herança autossômica dominante. Desta maneira, os indivíduos com acondroplasia têm 50% de chance, em cada gestação, de apresentarem filho/filha com a mesma condição.

1
Dislike0
User badge image

Oane Porã

1- Os indivíduos com acondroplasia apresentam características específicas tais como baixa estatura desproporcionada (existe encurtamento predominante dos membros em relação ao tronco), mãos em formato de tridente, aumento da circunferência da cabeça e feição facial típica.

2-  É decorrente de mutação nova no gene FGFR3 durante a formação do gameta (óvulo ou espermatozoide) de um dos genitores. 

3- O risco é baixo.

4- Os indivíduos com acondroplasia têm 50% de chance, em cada gestação, de apresentarem filho/filha com a mesma condição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais