Buscar

o que é Legitima Defesa Pultativa ?

💡 3 Respostas

User badge image

Ronnyh Victtor

É a legitima defesa falsa. Quando o agente acha que esta em situação de perigo e age com o intuito de se defender. 

EX: O agente ao se deparar com dois homens em uma moto, percebe que estão vindo em sua direção e um com a mao por de baixo da camisa, logo achando que seria um assalto, saca uma arma e dispara contra os 2 homens da moto. Ao se aproximar percebe que por de baixo da camisa era um curriculum.  

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A legítima defesa putativa acontece quando, diante do caso concreto, o indivíduo pensa que está agindo amparado com a legítima defesa, sendo que, não existia nenhuma injusta agressão no fato. Exemplo: A, grande traficante da região e muito procurado pela polícia em virtude de vários homicídios por ele cometidos, ameaça B dizendo que vai matá-lo na próxima vez que encontrá-lo. Em uma noite A aparece em um beco tirando a mão do bolso no momento que B passava pelo local, sendo que, esse pensou que aquele estava tirando uma arma para matá-lo. B não pensa duas vezes e atira, pois, ele comprou uma arma em virtude da ameaça recebida. A foi atingido e morreu. A perícia foi acionada e constatou que A estava tirando um cigarro do bolso para fumar apenas e não tinha nenhuma arma. No caso em questão, diante das circunstâncias fáticas B deve ser absolvido em virtude da legítima defesa putativa.  

0
Dislike0
User badge image

Alessandra Antunes

É a legitima defesa falsa. Quando o agente acha que esta em situação de perigo e age com o intuito de se defender. 

EX: O agente ao se deparar com dois homens em uma moto, percebe que estão vindo em sua direção e um com a mao por de baixo da camisa, logo achando que seria um assalto, saca uma arma e dispara contra os 2 homens da moto. Ao se aproximar percebe que por de baixo da camisa era um curriculu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais