Buscar

Explicar a existência de milhares de proteínas diferentes uma vez que toda proteína é constituída dos mesmos 20 aminoácidos.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Messias

pelas combinações entre esses 20 aminoácios, pelos tamanhos diferentes, pelos dobramentos diferentes... 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A proteína é a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco de uma célula. Está presente em todo ser vivo e tem as mais variadas funções.


Uma proteína é um grande polipeptídeo, ou seja, resíduos de aminoácidos estão ligados entre si covalentemente, chamamos de ligação peptídica. É a união entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido, liberando água. Esta sequência de aminoácidos é única para cada proteína específica e é determinada pelo gene.


Todas as proteínas, com poucas exceções, contêm todos os \(20\) aminoácidos, em proporções que variam muito de proteína para proteína. Cada proteína apresenta uma estrutura espacial definida e característica. Apesar de existirem inúmeras conformações teoricamente possíveis, todas as moléculas de uma dada proteína, ao serem sintetizadas, assumem a mesma conformação espacial, mostrando que esta é a conformação de menor energia livre, ou seja, a conformação energeticamente mais favorável nas condições celulares. Esta conformação, entretanto, não é permanentemente fixa, e, muitas vezes, alterações transitórias da estrutura estão relacionadas com a função desempenhada pela proteína.


Portanto, apesar de toda proteína ser constituída dos mesmos \(20\) aminoácidos, as proporções e a estrutural especial das mesmas variam, formando tal diversidade.

Fontes: 

  • https://www.infoescola.com/bioquimica/proteinas/. Acesso em 10 de julho de 2018;
  • http://rosanabem.blogspot.com/2009/03/exercicios-bioquimica-proteinas-ciclo-i.html. Acesso em 10 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais