Buscar

Em processos biológicos, quanto vale um ATP e um ADP?

💡 2 Respostas

User badge image

Iara Lima

2,5 e 1,5 respectivamente

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

ATP é uma sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato. Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica (libera energia livre). É graças a ela que diversos processos celulares ocorrem e a homeostase celular é mantida.


O ATP é o principal transportador de energia que é usado para todas as atividades celulares. Quando o ATP é hidrolisado e convertido em difosfato de adenosina (ADP), a energia é liberada. A remoção de um grupo de fosfato libera 7,3 quilocalorias por mol, ou 30,6 quilojoules por mol, em condições padrão. Essa energia alimenta todas as reações que ocorrem dentro da célula.


A adenosina difosfato, difosfato de adenosina ou também comumente denominado de ADP, designa um composto químico formado por um nucleosídeo (união de uma base purínica, a adenina e uma pentose, a ribose) e dois radicais de fosfato inorgânico conectados em cadeia. A sua fórmula química é C10H15N5O10P2 e massa molecular 427.201 g/mol.


Sempre que é requerida energia para a célula (como por exemplo, para o metabolismo, transporte de moléculas e divisão celular), ocorre a conversão da molécula de adenosina trifosfato (ATP) em ADP com a libertação de um radical de fosfato inorgânico (Pi). As ligações químicas entre o segundo e o terceiro radical de fosfato da molécula de ATP são altamente energéticas (libertam cerca de 7 Kcal/mol de substância).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais