Buscar

Diferenças entre influência de violenta emoção de domínio de violenta emoção

Diferencie influência de violenta emoção de domínio de violenta emoção

💡 2 Respostas

User badge image

Israel De Paula

Inicialmente destacamos que o motivo que impeliu o agente a praticar o homicídio deve ser relevante, portanto, deve gozar de certa importância, coletiva ou individual.

A primeira espécie de homicídio privilegiado dar-se quando o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social. O valor social é o motivo que tem como base os interesses da coletividade, ou seja, um crime que não apresenta tanta reprovabilidade pela sociedade, exemplo clássico é a morte do traidor da pátria, ou ainda, a morte de um terrorista.

A segunda espécie de homicídio privilegiado ocorre quando o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor moral. O valor moral é o motivo que leva em conta os interesses do agente, chamado de “motivo egoisticamente considerado”, exemplo, pai que mata o estuprador de sua filha, nesse caso, o agente embora cometa o crime por motivo pessoal, um fato decorrente de sua vida particular, qualquer cidadão poderia praticar se estivesse na mesma situação, exemplo morte de um traficante no bairro para impedir que o filho consuma drogas.

Por fim, a terceira espécie é quando o agente pratica homicídio sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima.

 

curta o comentario se for de utilidade para você! obrigado!

3
Dislike5
User badge image

Silvia Mendes

Domínio de violenta emoção é causa de diminuição de pena no homicídio (mais conhecido como homicídio privilegiado), já a influência de violenta emoção é atenuante prevista no art. 65, III, c, do Código Penal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais