Buscar

Diferenças entre relevante valor moral de relevante valor social?

Diferencie relevante valor moral de relevante valor social

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

No art. 121, § 1º dispõe sobre o homicídio privilegiado, no qual o indivíduo comete o crime por relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo após injusta provocação da vítima, nesses casos o juiz poderá reduzir a pena de um sexto a um terço.

Porém, de todas as hipóteses apresentadas, o relevante valor social é o mais complexo. Ele ocorre quando a motivação do delito é de interesse coletivo, para proteger valioso interesse da sociedade.

Não podendo ser confundido com o valor moral, pois, neste caso, defende-se a moral individual ou de um grupo restrito. Contudo, há doutrinadores que fundem valor social e moral.

A maioria faz a distinção e o exemplo dado para o valor social seria o caso do indivíduo que mata um traidor da pátria, hipótese praticamente inútil no cenário judicial brasileiro.

Entretanto, há discussões sobre uma maior abrangência dessa circunstância, principalmente devido aos milhares de casos registrados nos últimos anos no Brasil, de pessoas inconformadas com o que acreditam ser falta de justiça e acabam agindo por conta própria, como “justiceiras”, como se estivessem fazendo um bem a sociedade, eliminando pessoas consideradas perigosas.

Há aquelas que acabam por misturar a relevância moral com a social, ao serem prejudicadas pelo delinquente, realizando vingança privada a pretexto de aplicar a punição “adequada” e impedir que o delinquente prejudique outras pessoas.

ssas condutas prejudicam a ação do Estado em punir devidamente o delinquente, assim como impede seu direito constitucional de ser julgado legalmente. É possível perceber que atualmente o Brasil passa por uma crise de retrocesso, que gera o risco da volta ao tempo em que a vingança privada era considera legal e justa.

Sendo assim, encaixar estas atitudes como forma de homicídio privilegiado, seria um “estímulo” para que mais pessoas cometessem esse tipo de crime.

0
Dislike0
User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Bom, relevante valor moral, pensemos assim no caso de uma pessoa natural em seu intimo dá valor primeiramente a família, depois ao trabalho, depois aos estudo e assim vai, dessa forma a família tem relevante valor moral, pois o indivíduo a coloca em primeiro plano, e caso algém atente contra sua família estará ferindo a sua moral, pois a família tem um valor muito grande. E quando falamos de relevante valor social, consoante já dissemos, consideremos que o indivíduo tem como principal valor o trabalho, o emprego, e se algém perante estes valores ferindo sua moral perrante a sociedade estará assim inserido no relevante valor social.

2
Dislike1
User badge image

Paola Stefanello

relevante valor moral..... seria como se eu matasse o estuprador da minha fila..."é a minha moral", e social.... como se eu matasse o estuprador de uma vila, -a sociedade nao condena.
1
Dislike0
User badge image

Stephani de Stefano

O motivo de relevante valor social é aquele onde há fundamento no interesse coletivo, o agente mata impelido por motivo de expressivo valor para determinada sociedade. Ex.: por amor à pátria, o agente mata um traidor.

Já o motivo de relevante valor moral é aquele onde há um valor superior, observando os princípios éticos, levando a ideia de nobreza, aprovado pela ordem moral. Ex.: eutanásia, onde o profissional (médico ou enfermeiro) age impelido por um sentimento de piedade ao ver o sofrimento da vítima num hospital.

Observação: Ambos os motivos deverão ser analisados objetivamente e não subjetivamente (de acordo com o sujeito).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais