Buscar

Quais são os tipos de marcas ósseas e quais as funções delas?

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Mayer

você deve estar falando de Acidentes ósseos correto? bom se for isso eles são fundamentais para definição do lado do osso por exemplo: é com base nos acidentes ósseos que podemos definir de qual lado do corpo é determinado osso.

Na identificação das vertebras.

Patela.

entre outros, e outras funções.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Sendo assim, as principais marcas ósseas são:

  • Ângulos - Angulações ósseas agudas que podem servir como anexos ósseos ou moles, mas geralmente são usados ​​para uma descrição anatômica precisa. Exemplos incluem os ângulos superior, inferior e acromial da escápula e os ângulos laterais superiores e inferiores do occipício. 
  • Corpo - Geralmente se refere ao maior segmento de osso mais proeminente. Exemplos incluem a diáfise ou a haste de ossos longos, como o fêmur e o úmero. 
  • Côndilo - Refere-se a uma grande proeminência que muitas vezes fornece suporte estrutural à cartilagem hialina sobrejacente. Descobre o peso da força exercida pela articulação. Exemplos incluem a articulação do joelho (articulação articulada), formada pelos côndilos lateral e medial do fêmur, e os côndilos lateral e medial da tíbia. 
  • Crest - Uma parte elevada ou proeminente da borda de um osso. As cristas são frequentemente os locais onde o tecido conjuntivo une o músculo ao osso. A crista ilíaca é encontrada no ílio.

Portanto, as marcas ósseas são significativas para os médicos e cirurgiões porque servem como marcos anatômicos que fornecem informações sobre as estruturas que os cercam. Por exemplo, um anestesista injetará apenas medial e posterior à espinha isquiática para obter um bloqueio do nervo pudendo. Alternativamente, marcas ósseas como o tubérculo adutor no fêmur podem fornecer informações valiosas sobre os músculos que o cirurgião está visualizando.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo. Os ossos formam o sistema esquelético de todos os animais vertebrados, desempenhando muitas funções: sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, armazenamento e liberação de minerais na corrente sanguínea, produção de células do sangue e reserva de energia (triglicérides).


Eles são classificados de acordo com sua forma: ossos longos, com comprimento maior que a largura, composto de grande quantidade de tecido ósseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epífises; ossos curtos, com comprimentos e larguras praticamente iguais e compostos por osso esponjoso e uma fina camada de tecido ósseo compacto; ossos planos ou laminares, compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto com osso esponjoso entre elas.

São os ossos que dão suporte aos músculos do corpo, funcionando com cartilagens e juntas como um sistema de alavancas. Também protegem os principais órgãos do corpo, como o cérebro, os pulmões e o coração, além de servirem como reserva de minerais, especialmente de cálcio e fósforo.


Alguns ossos possuem tutano, a medula amarela que é constituída por células adiposas, atuando como uma despensa de gordura para o organismo. Outros ossos, como o crânio e a coluna, são preenchidos com medula óssea vermelha, onde são produzidas hemácias, leucócitos e plaquetas. Mais de 90% do cálcio do corpo está presente nos ossos, para garantir a solidez do esqueleto, suprir o organismo com o mineral e preservar as funções vitais por meio da reabsorção óssea.

Fonte: http://saude.ig.com.br/ossos/. Acesso em 23/09/2018 às 21h10

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais