Buscar

Diferencie sinapse elétrica da sinapse química e correlacione com o papel de transmissão de informação?

💡 3 Respostas

User badge image

Igor Fernandes

A sinapse química é realizada através de neurotransmissores secretados pela porção terminal do axônio, que ligam-se à receptores nos dendritos do neurônio seguinte. A sinapse elétrica é realizada através de junções comunicantes, apenas através da mudança do potencial elétrico da membrana plasmática, ocorrendo a abertura de canais de sódio e com consequente despolarização, repolarização, hiperpolarização e estabilização. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Uma sinapse é formada pela terminação pré-sináptica, fenda sináptica, e a membrana pós-sináptica, sendo responsável pelo processamento da informação pelo sistema nervoso, podendo ser, dependendo do processo de transmissão destes sinais, químicas ou elétricas. Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores.


Portanto, enquanto nas sinapses elétricas, as correntes iônicas que transmitirão a informação passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores. 

Fonte: https://www.infoescola.com/sistema-nervoso/sinapse-eletrica/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Basicamente, sinapse é a apenas o ponto de união entre duas células, aquele espaçozinho que existe entre as membranas.


As sinapses servem como meio de comunicação entre as células e é através delas que o potencial de ação (impulso elétrico que leva uma informação) é transmitido. Elas podem ser de dois tipos: 

Sinapse química: O potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores saem de uma célula (célula pré-sináptica), caem em um espaço (fenda sináptica) e interagem com a próxima célula (célula pós-sináptica), dessa forma a informação é repassada. Esse tipo de sinapse é encontrado em todo o sistema nervoso, é a forma com que os neurônios se comunicam, através de substâncias químicas.

Sinapse elétrica: Nesse tipo, as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; esses canais são chamados de junções comunicantes. O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos. Essa é a sinapse utilizada pelos músculos, inclusive o próprio coração utiliza-se da incrível velocidade proporcionada pelas junções, para fazer com que todas as fibras contraiam ao mesmo tempo de modo ritmado


Fonte: https://doutormadrid.blogs.sapo.pt/7769.html . Acesso em 23/09/2018 às 21h14

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais