Buscar

Tecnologia Da Construção

As janelas de uma escola estão apresentando fissuras no meio dos vãos dos caixilhos e nos cantos.Para evitar esse problema, serão colocados elementos estruturais executados imediatamente abaixo dos vãos das mesmas, denominados de:

(A) contravergas.

(B) reforços.

(C) cintas de amarração.

(D) vergas.

(E) suportes.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Michael Lucas Martins Serejo

Bom dia Victor, a resposta desta pergunta é letra 'A' contravergas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Tecnologia da Construção.

Vergas e contravergas são elementos estruturais dispostos na alvenaria, que funcionam como pequenas vigas que auxiliam na distribuição de tensões e cargas nos vãos de portas e janelas.

A contraverga fica na parte de baixo de janelas ou qualquer outro tipo de abertura que tenha um peitoril. A verga fica na parte superior de portas, janelas ou outros tipos de vãos.

Ambas devem ter o seu comprimento maior que a abertura e ter um apoio de no mínimo 30cm dos dois lados na alvenaria.

As vergas e contravergas podem ser pré-moldadas ou fabricadas na obra. Quando feitas in loco, normalmente são em construções de pequeno porte, necessitando-se a utilização do bloco canaleta que serve de forma para essas pequenas vigas. Já as pré-moldadas são usadas em maiores obras, em que normalmente os vãos são submetidos tensões um pouco mais elevadas.

Portanto, elementos estruturais executados imediatamente abaixo dos vãos das janelas são denominados de contravergas. Logo, está correta a alternativa a).

Fonte: http://www.suaobra.com.br/dicas/levantamento-obra/veja-o-que-sao-vergas-e-contra-vergas-e-qual-sua-funcao-no-portal-suaobra. Acesso em 30 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais