Buscar

Como fazer uma contetação civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Ketyllyn Kelly

Simples, uma contestação precisa ser bem fundamentada, pois é o primeiro momento que o réu tem de expor os argumentos da sua defesa, indo de encontro as informações que foram prestadas pelo autor, na petição inicial.

Começa com o Juizo, abaixo a qualificação da parte, preliminares, fatos, direito, pedidos, ao final localidade, advogado, assinatura - OAB. 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Contestação é a peça processual por meio da qual o réu/demandado apresenta sua defesa aos argumentos suscitados pelo autor/demandante, o que deve ser feito, em regra, por escrito, na forma de petição.

Nessa petição, o réu tem o direito-dever de alegar toda a matéria de sua defesa, sendo essa a oportunidade de expor as razões de fato e de direito pelas quais impugna o pedido do autor/demandante, devendo especificar as provas que pretende produzir, sob pena de revelia (se deixar de se defender) ou preclusão, caso deixe de apresentar as provas das quais já tem conhecimento.

A Contestação é tratada no Código de Processo Civil, basicamente nos artigos 335 a 342.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais