Buscar

Como se deu o processo da psicologia comunitária?

💡 5 Respostas

User badge image

Thay Gomes


Em meio a questões que envolvem a Proteção Social Básica e também a pluralidade da Psicologia, que tem como objetivo traçar diálogos teórico-metodológicos entre a práxis de Psicologia Comunitária e a proposta de Proteção Social Básica, no território onde vivem as famílias assistidas. A presença do psicólogo nas ações de Proteção Social Básica pode contribuir para ampliar as possibilidades destas, na medida em que permite uma compreensão mais subjetiva da realidade local, isto é, ver que as localidades são realidades profundamente humanas e simbólicas, sendo por isso um erro pensá-las somente em termos sociológicos e econômicos.

Desenvolvimento

A Participação Social é um tema presente em várias áreas das ciências. Na área da Saúde, esse conceito favorece a apropriação, por parte das pessoas, de processos que facilitem uma vida mais saudável e, também, contribui para o exercício da cidadania. A palavra participação faz parte do cotidiano das pessoas e é empregada com diversos sentidos. No caso das políticas públicas de saúde, está associada ao controle social que a população pode exercer enquanto sujeitos de direitos, a partir da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomando como referência o contexto brasileiro, o próprio SUS fora gestado e construído historicamente mediante processos participativos e reivindicatórios.

A participação social em saúde, podemos inferir que as ocasiões de aproximação com a comunidade favorecem o exercício da cidadania junto aos envolvidos nesses processos. Na discussão da saúde como um direito social, Badziak e Moura (2010) apontam a participação popular como um elemento fundamental na definição e implementação das políticas públicas de saúde e na compreensão da saúde não somente no seu aspecto biológico como também nos aspectos políticos e sociais (XIMENES; DE PAULA; BARROS, 2009).

1
Dislike0
User badge image

Thay Gomes

https://www.passeidireto.com/lista/36166589/psicologia-comunitaria?utm-medium=link

 

Tenho na minha pasta alguns materias ,que talvez ajude . :)

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, o que é a Psicologia Comunitária? Seu objetivo é analisar a forma como o indivíduo se relaciona com a sociedade, isto é, a forma como afeta e como é afetado por ela. Ela encontra espaço dentro de diversas áreas maiores, como a Sociologia ou até mesmo a Filosofia, e é uma subunidade da chamada Psicologia Social. A Psicologia Social vai trabalhar (sobretudo no aspecto teórico) com tudo aquilo relacionado ao viver em sociedade do homem, desde suas relações interpessoais até a forma como o trabalho é estruturado; a Psicologia Comunitária vai estudar sobretudo a maneira como a cultura, política, economia etc. afetam a vida de uma comunidade específica, como seu nome o diz. Ela pode ser teórica ou aplicada. Alguns psicólogos trabalham das duas formas.


Essa vertente da Psicologia surgiu em meados da década de 60. Nessa época aconteceram diversas “revoluções” no campo psicológico, no entanto a ascensão da Psicologia Social foi a mais marcante, visto que até então de fato não havia uma área da Psicologia que se dedicasse ao estudo das questões sociais, sendo que essa é uma área que afeta consideravelmente a saúde mental (e mesmo física) de um indivíduo. A Psicologia Comunitária foi uma das primeiras a adotar a teoria e o modelo conhecido como biopsicossocial, que coloca que a saúde do indivíduo depende do aspecto biológico, psicológico e social e não é possível dissociar essas três categorias se o objetivo é melhorar a qualidade de vida.


Como citado, a Psicologia Comunitária surgiu em meados da 1960. Nessa época, houve um grupo de psicólogos que acreditava que a Psicologia Clínica estava se mostrando incapaz de tratar questões de maneira ampla, isto é, ela somente conseguia lidar com questões individuais e olhar para os pacientes separadamente. Faltava algo que cuidasse da sociedade de um modo geral. Esses psicólogos organizaram uma reunião, chamada de Conferência Swanpscott, em 1965, onde esse tema foi debatido. A conclusão foi de que a Psicologia deveria dar maior destaque à comunidade e à sociedade para conseguir maiores resultados no que diz respeito à saúde. Há um certo consenso sobre o fato de que essa conferência foi o início da Psicologia Comunitária como a conhecemos atualmente. Atualmente, existem associações de psicólogos e até mesmo jornais e revistas de cunho científico voltados à vertente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais