Buscar

Descreva o que acontece com o centro vosomotor Bulbo (ativada ou inibida) em uma atuação de DIMINUIÇÃO da pressão arterial

💡 2 Respostas

User badge image

Nercio Agricio F General

Quando a pressao arterial diminui os barroreceptores (carotideos e aorticos) sao estimulados e enviam sinais por meio do nervo vago e glossofaringeo para o centro vasomotor (no bulbo) no se sentido de ACTIVA-LO para que por meio mecanismos como a vasoconstricao provocada pela activacao do sistema Nervoso Simpatico, se aumente a resistencia vascular periferica, se melhore o retorno venoso, se aumente o debito cardico e finalmente a pressao arterial retorne aos niveis normais ou proximos destes.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O centro vasomotor é uma região localizada bilateralmente em parte do bulbo e no terço inferior da ponte.


Esse centro pode ser dividido, por motivos didáticos, em três áreas:

  1. Área vasoconstritora: os neurônios presentes nessa porção do centro secretam a noraepinefrina*; suas fibras distribuem-se por toda a medula espinhal, onde excitam os neurônios vasoconstritores do sistema nervoso simpático.
  2. Área vasodilatadora: os neurônios dessa área projetam-se para a área vasoconstritora, inibindo a atividade dessa região, causando assim, a vasodilatação.
  3. Área sensorial: os neurônios situados nessa parte recebem sinais nervosos sensoriais através principalmente dos nervos vagos e glossofaríngeo. Esses sinais são importantes para um controle "reflexo" de muitas funções circulatórias, a exemplo do reflexo baroceptor para o controle da pressão arterial.

Portanto, o centro vosomotor Bulbo regula a pressão arterial através da sua área sensorial.

 

Fonte:http://bioquimicadahipertensao2011.blogspot.com/2011/05/regulacao-neural-da-circulacao-e-o.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais