Buscar

Como é o processo de inventário?

💡 1 Resposta

User badge image

Júnior Oliveira

Tecnicamente, o inventário é um procedimento administrativo de jurisdição voluntária que, em regra, não possui partes litigantes, e por meio do qual os herdeiros publicizam o falecimento de alguem, relacionam os bens deixados pelo de cujus e buscam a regularização quanto a sua propriedade, possibilitando inclusive que eventuais credores do falecido tomem ciência do óbito e se habilitem para receber seus créditos.

O Inventário Causa Mortis (em razão da morte) tem início com a apresentação das "Primeiras Declarações", momento em que os herdeiros informam ao Juízo competente o falecimento de alguem, devendo informar ainda se o de cujus deixou bem e herdeiros.

Aberto o Inventário, será nomeado pelo juiz a figura do Inventariante, que pode ou não ser um dos herdeiros. Firmado o Termo de Inventariança, caberá ao Inventariante, o munus  de representar o espólio (massa patrimonial inventariada) e impulsionar o feito judicial.

Tambem é tarefa do Inventariante apresentar as Primeiras Declarações, considerada a petição básica do procedimento, porque deverá indicar e qualificar individualmente os bens e os herdeiros do falecido.

Após, deverá ser recolhido o Imposto de Tramissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), receber o aval da Fazenda Estadual e, estando tudo de acordo com as exigências legais, haverá a expedição do documento registrável junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para averbação dos dados do "novo proprietário". Esse documento será a Carta de Adjudicação, em se tratando de herdeiro único, ou o Formal de Partilha, se houver pluralidade de herdeiros.

Realizado o registro da Carta ou do Formal, produzir-se-ão efeitos erga omnes em relação à propriedade do bem, restando finalizado o Inventário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais