Buscar

porque é fundamental determinar se a criança nasce com vida ou não?

pergunta de Direito civil i

💡 2 Respostas

User badge image

Jonathan Araujo

Para determinar se adquiriu ou nao a personalidade civil que consiste em se habiliatr em direitos, por exemplo o direito de sucessao, digamos que o pai desta criança morre com o nascituro ainda no 6 mês (Gestação) e ao nascer ele vem a falecer, para saber se ele chegou a respirar (assim que define a adquiricao da personalidade civil) faz-se o exame denomenado "docimasio hidrostatica de galeno" comprovado a sucessao de bens do pai passa a ele que por fim passa à mãe, caso a o nascituro nao venha a adquirir a personalidade os bens passam a ser dos pais ou familiares co-sanguineos do Pai deste bebê.
1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Porque, nos termos do art. 2º do CC/02, é com o nascimento com vida que tem início a personalidade civil e, via de consequência, os direitos a ela pertinentes.

CC/02, art. 2o. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Vale destacar que o início da personalidade se dá pela respiração, isto é, com a simples entrada de ar nos pulmões do recém-nascido, sendo irrelevante se há ou não expectativa de vida extrauterina

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais