Buscar

o método de Mohr, um dos métodos clássicos para a determinação de íons cloreto em solução. Mas existem outros dois métodos para o mesmo propósito.

o método de Mohr é um dos métodos clássicos para a determinação de íons cloreto em solução. Mas existem outros dois métodos para o mesmo propósito. Em que o método Fajans é superior ao método Volhard considerando-se a titulação de íons cloreto?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O método de Mohr utiliza íons cromato (CrO4 2- ) como indicador para a determinação argentométrica de íons brometo, cloreto e cianeto. A primeira substância para precipitar o AgCl é menos solúvel em seguida, após o ponto de equivalência, a primeira adição em excesso conduz à precipitação de Ag2CrO4 que é de tijolo vermelho em cor.

Com efeito, uma concentração de iões de cromato igual a 6,6 x 10-3 faz com que a solução fique tão amarela que o ponto de viragem da cor já não pode ser visto. É por isso que as soluções de íons de cromato mais fracos são geralmente usadas.

Devemos lembrar que o método de Mohr só pode ser usado no intervalo de pH entre 6,5 e 9,0; se o pH for inferior a 6,5, os iões CrO42- reagem com os iões H + para formar HCrO4- o que diminui a precipitação do cromato de prata e leva a erro em excesso. Se o pH for superior a 9,0, os iões de prata precipitam como AgOH, que é mais insolúvel do que o cloreto de prata, conduzindo mais uma vez ao erro em excesso..

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais