Buscar

optica e principio de fisica modera

Uma régua de um metro move-se em relação a você com velocidade muito elevada. O movimento é paralelo ao comprimento longitudinal da régua. Se, usando uma régua de um pé, você verifica que a régua de um metro possui comprimento igual a um pé (1 pé = 0,3048m) - por exemplo, comparando-a com uma régua de um pé que está em repouso em relação a você -  com que velocidade a régua de um metro se desloca em relação a você?

💡 2 Respostas

User badge image

J. Rocha

0,952c

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

L0 é o comprimento próprio, ou seja, é o comprimento visto por um observador em repouso em relação à régua.L = L0/2 é o comprimento da régua visto pelo observador X.v  é a velocidade que queremos calcular da régua em relação ao observador X.c  é a velocidade da luz no vácuo e é igual a 3 x 108 m/s. Logo:

 Assim: Elevando ambos os membros da equação ao quadrado, temos:

√(1 + v²/c²) = 1 / 0,914 
v = √[(1 / 0,914)² - 1] c 
v = 0,4438886 c 

Observação: a régua tem – em relação ao observador X – uma velocidade próxima da velocidade da luz ao exibir uma contração de seu comprimento que a reduz à metade do tamanho exibido para um observador em repouso em relação à mesma (a metade do seu comprimento próprio).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais