Buscar

oque é autoincompatibilidade esporofítica ?

💡 2 Respostas

User badge image

Elô Amorim

é um recurso fisiológico de natureza genética que impede a auto fecundação das flores. Esta imcompatibilidade é gerada pelo genótipo diplóide da planta adulta que deu origem ao grão de pólen. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A auto-incompatibilidade (AI) é a incapacidade de uma planta fértil formar sementes quando fertilizada por seu próprio pólen, e tem sido um assunto de grande interesse para geneticistas e melhoristas de plantas. É um mecanismo fisiólogico, com base genética, que promove a alogamia.


Como barreira reprodutiva, a pré-fertilização é um dos menos dispendiosos mecanismos que impedem a autofecundação, considerando a alocação de recursos maternos. A auto-incompatibilidade ocorre em uma ampla gama de famílias e gêneros de angiospermas, inclusive em várias plantas de interesse econômico como em espécies de Nicotiana, Brassica, Medicago, Trifolium, Secale, Lotus, Helianthus e Theobroma.

Os trabalhos publicados sobre o assunto abrangem desde aspectos morfológicos, fisiológicos, aplicação no melhoramento até a biologia molecular e genética da auto-incompatibilidade . Atualmente, a maioria das publicações diz respeito aos processos moleculares e celulares que levam ao reconhecimento e rejeição dos grãos de pólen ou tubos polínicos incompatíveis e à genética do processo

fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84782002000600027&lng=pt&nrm=iso

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais