Buscar

quais sao os tipos de aglomerantes que existem

💡 2 Respostas

User badge image

Digelson

Aéreos: São aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea.

Hidráulicos: São os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidraulica, cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.

Poliméricos: São os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os aglomerantes são definidos como produtos emprega dos na construção civil para fixar ou aglomerar outros materiais entre si. Geralmente são materiais em forma de pó, também chamados de pulverulentos que, misturados com a água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem ou devido à ocorrência de reações químicas. É um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contacto com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente. Se à argamassa se juntar brita está-se perante um material chamado concreto. Os aglomerantes são classificados como: Poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz. Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. Hidrálicos: são aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva de água como por exemplo o cal hidrálico, o cimento Potland, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais