Buscar

a degeneração É consequência de um metabolismo alterado

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A célula normal é uma unidade altamente complexa na qual os vários organelos e sistemas enzimáticos realizam continuamente as atividades metabólicas que mantêm a viabilidade celular e suportam suas funções normais. A função normal depende de (1) o ambiente imediato da célula; (2) um fornecimento contínuo de nutrientes, como oxigênio, glicose e aminoácidos; e (3) remoção constante dos produtos do metabolismo, incluindo o CO2.


A lesão não-letal de uma célula pode produzir degeneração celular, que se manifesta como alguma anormalidade da função bioquímica, uma alteração estrutural reconhecível ou uma anormalidade bioquímica e estrutural combinada. A degeneração é reversível, mas pode evoluir para necrose se a lesão persistir. Quando está associada à função celular anormal, a degeneração celular também pode causar doença clínica.


Vale lembrar que a degeneração celular e a morte celular são fenômenos contínuos em organismos multicelulares e que, no estado saudável, são equilibrados pela renovação celular. Este processo, através do qual as células do efeto são removidas do tecido normal, é denominado apoptose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais