Buscar

O que são vasos de elastância, resistência e capacitância do ponto de vista histológico e funcional?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Conformidade é a capacidade de um órgão oco (vaso) de distender e aumentar o volume com o aumento da pressão transmural ou a tendência de um órgão oco para resistir ao recuo em direção às suas dimensões originais na aplicação de uma força de distensão ou compressão. É o recíproco de "Elastância", daí Elastância é uma medida da tendência de um oco órgão a recuar em relação aos seus originais dimensões após a remoção de uma distensão ou força de compressão.


A estrutura dos vasos é composta de 3 camadas básicas. A mais interna é o endotélio , é um dos órgãos mais metabolicamente ativos, pela capacidade enorme de modificação de vários fatores vasculares locais. O endotélio libera e inibe substâncias que tem influência na inflamação regional, na agregação plaquetária, no estresse oxidativo, na coagulação sanguínea e no tônus vascular. Muitos desses fatores são regulados por substâncias liberadas pelo endotélio, e outras inibidas pelo endotélio. Há liberação de substâncias como o óxido nítrico, endotelina, angiotensina, bradiotensina e uma série de outras substâncias com ação local.


O endotélio é um potente modulador das funções vasculares. A camada média é chamada de túnica média , que é basicamente músculo liso, fibras colágenas e elásticas. A adventícia tem a função de recobrir externamente os vasos. Nos diferentes segmentos, temos proporções diferentes de cada um dos tecidos. Nas grandes artérias, tem-se um grande desenvolvimento da túnica média, particularmente na forma de tecido elástico , sendo a camada muscular apenas acessória. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais