Buscar

como fazer uma boa peça em processual civil?

💡 1 Resposta

User badge image

Kenia Serena Ungaretti

Olá!

Algumas dicas que podem auxiliar seu desenvolvimento:

1. Aprenda o ESQUELETO básico da peça e o nome da AÇÃO.

2. Memorize as partes "absolutamente imutáveis": ENDEREÇAMENTOS possíveis, QUALIFICAÇÃO das partes, PROVAS, VALOR DA CAUSA (lembre-se, este último item só nas INICIAIS, a não ser que queira contestar o valor agregado pelo autor).

3. Estude as partes "relativamente imutáveis": PRELIMINARES PROCESSUAIS (gratuidade de justiça, tramitação prioritária, incompetência do juízo, etc), AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO (item obrgatório nas iniciais, pra dizer se quer ou não submeter-se ao ato), e, PRELIMINARES/PREJUDICIAIS DE MÉRITO (prescrição, decadência, perempção, litispendência, coisa julgada, etc.). Então, crie um texto básico que será usado SEMPRE por você.

4. Narre os FATOS sempre na ordem cronológica dos acontecimentos na vida real. Procure encadeá-los de maneira objetiva, mas sempre se atente aos detalhes. Em Civil, quanto mais detalhes, melhor. Obviamente, atenha-se aos que são relevantes, para que sua peça não seja "chata" de ler ou demasiadamente longa, o que vai prejudicar seu objetivo: fazer-se entender.

5. Se preciso, relembre as formas de argumentos e raciocínios silogísticos (dedução e indução, para auxiliar a formação dos parágrafos do MÉRITO. Aliás, é aqui que elencamos doutrina, jurisprudência e legislação que vão fundamentar nossos pedidos e contestações. Se for contestação, fale de cada pedido e sua contra-posição, em parágrafos distintos, impugnando um a um (lembre-se da impugnação específica e da eventualidade/oportunidade).

6. Quanto aos PEDIDOS, esses devem ser feitos na ordem de acontecimentos da peça processual. 

 

Bom, este é um esquema que uso sempre, e me ajuda bastante. Lembre-se que a consulta a livros de prática vão te dar um senhor auxílio. 

Consulte em meus materiais algumas peças cíveis que postei. Podem dar mais um toque em seus trabalhos.

Por fim, mas não menos importante: PRATIQUE! Repetição, repetição, repetição leva à perfeição!

Bons Estudos!

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados