Buscar

Uma pessoa foi presa e está sendo processada por homicídio doloso, por ter matado dois indivíduos que estavam aparentemente armados...

Uma pessoa foi presa e está sendo processada por homicídio doloso, por ter matado dois indivíduos que estavam aparentemente armados, durante a tentativa de assalto em seu estabelecimento. Durante a ação dos bandidos o dono do estabelecimento reagiu e matou os dois indivíduos. Só depois, percebeu que as armas usadas pelos bandidos eram de brinquedo.

Pergunto: nesse caso, houve legítima defesa putativa ou o fato das armas serem de brinquedo, afastando qualquer risco de morte aos ocupantes do estabelecimento, afasta a legítima defesa?

💡 1 Resposta

User badge image

Laura Oliveira

É legitima defesa putativa. Há vários julgados a respeito do tema. 

Legítima defesa putativa

Meio pelo qual alguém, por erro justificável pelas circunstâncias, repele aquilo que lhe parece ser uma agressão injusta e atual. Ocorre nos casos em que alguém erroneamente se julga em face de uma agressão atual e injusta, e, portanto, legalmente autorizado à reação que empreende.

Repare que o conceito traz algumas palavras chave. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais