Buscar

Diferença entre tratamento placebo e efeito rebote?

💡 2 Respostas

User badge image

Thayane Alves

O Placebo é um tipo de tratamento que se baseia nas expectativas da pessoa. Ou seja, quando se toma um medicamento, esperando que tenha um determinado efeito, os próprios processos químicos do corpo tentam imitar o efeito e produzem alterações no organismo, melhorando os sintomas. Para funcionar corretamente, o placebo deve ser usado sem que a pessoa, que espera o efeito, saiba que o está a tomar.

O Efeito Rebote ocorre quando há o retorno dos sintomas mesmo após o tratamento da doença. Geralmente, ocorre devido ao uso exacerbado de medicamentos de diversas classes e quando há a descontinuação do uso desses medicamentos, os sintomas tendem a voltar piores do que antes do ínicio do tratamento.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Lembrando que placebo é um tratamento que não possui nenhuma ação contra um sintoma ou uma determinada doença, entretanto, muitas vezes, leva o paciente à cura. Utilizados principalmente em grupos de controle de pesquisas, são fundamentais para avaliar os efeitos de um dado medicamento. Quando usamos os placebos em experiências, esperamos que o grupo que o utiliza não apresente nenhuma melhora clínica.

Já o grupo que está utilizando o medicamento real deve apresentar uma melhora substancial, representando, assim, a eficácia terapêutica de um novo fármaco

Já o Efeito Rebote na farmacologia é o que acontece quando o corpo tenta voltar ao equilíbrio (homeostase), após o uso de um medicamento, indo na direção oposta ao efeito do fármaco. Quando o uso é interrompido, os sintomas que estavam sendo tratados retornam, muitas vezes mais fortes do que eram anteriormente.

fonte:https://www.uc.pt/bcsuc/Documentos/farmacologia

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais