Buscar

Qual função resumidamente desempenhadas pelas caudas das histonas?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Helena Giovanella

As histonas funcionam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. Ao compactarem o DNA, permitem que os genomas eucarióticos de grandes dimensões caibam dentro do núcleo das células. Podem sofrer modificações pós-traducionais. Estas modificações podem desempenhar um papel importante na regulação dos genes, de maneira epigenética. A regulação ocorre na caixa TATA.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com a biologia, histonas são as principais proteínas presentes no nucleossomo. Possui um importante papel na regulação dos genes, sendo encontradas no núcleo de células eucarióticas.  Estas proteínas desempenham um papel similar ao da matriz na qual o DNA encontra-se enrolado. Ao compactarem o DNA, possibilitam o encaixe nuclear dos genomas eucarióticos de amplas dimensões. Modificações pós-translacionais podem ocorrer, o que leva ao desempenho de um importante papel na regulação genética, de maneira epigenética. Segundo a estimativa, existem mais de 100 modificações epigenéticas que podem afetar a cromatina. O pesquisador explicou que a cromatina em eucariontes possui um aspecto de colar-de-contas, no qual cada “conta” corresponde a um nucleossomo. Os nucleossomos consistem de um octâmero de histonas envolvidos por 146 pares de bases, de forma que a fita de DNA dá quase duas voltas (1,7 voltas) no octâmero de histonas (um complexo formado por 8 proteínas, as histonas). Resíduos de aminoácidos formam as “caudas das histonas”, que são as regiões nas quais ocorrem muitas modificações epigenéticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais