Buscar

Leia e responda:

 Durante o Brasil-colônia a sociedade brasileira era praticamente dividida em duas classes sociais: uma pequena classe de dirigentes que tinha acesso a uma educação refinada e o restante da nação, ou seja, aqueles que eram dirigidos e que não tinham acesso a nenhuma educação. Este estado de coisas começa a mudar já um pouco antes da independência do Brasil, mais precisamente com a chegada da família real em 1808. A persistência dos velhos padrões coloniais vira-se pela primeira vez seriamente ameaçada abrindo novos horizontes e perspectivas para a sociedade e para a educação. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos)
O texto acima faz referencia a alguns acontecimentos, como a chegada da família real, que contribuíram para a abertura de novos horizontes e melhores perspectivas para a sociedade e educação no Brasil. As alternativas abaixo se referem ao contexto histórico, social e político deste momento. Assinale a correta.

💡 6 Respostas

User badge image

Larissa Fiocchi

E) As alternativas A, C e D estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


A sociedade colonial brasileira era um reflexo da própria estrutura econômica, acompanhando suas tendências e mudanças. Suas características básicas, entretanto, definiram-se logo no início da colonização segundo padrões e valores do colonizador português.

Assim, a sociedade do Nordeste açucareiro do século XVI, essencialmente ruralizada, patriarcal, elitista, escravista e marcada pela imobilidade social, é a matriz sobre a qual se assentarão as modificações dos séculos seguintes.

No século XVIII, a sociedade brasileira conheceu transformações expressivas. O crescimento populacional, a intensificação da vida urbana e o desenvolvimento de outras atividades econômicas para atender a essa nova realidade, resultaram indubitavelmente da mineração.


Portanto, durante o período do Brasil colônia houveram vários ciclos econômicos e a cada ciclo houveram grandes transformações na estrutura socioeconômica daquela época, seja no ciclo do Pau Brasil, da cana de açúcar ou ainda na mineração. Porém, houveram fatores externos que também modificaram estas mesmas estruturas como a ameaça de Napoleão Bonaparte invadir Portugal, no qual obrigou a família real portuguesa vir ao Brasil, causando grandes transformações na infraestrutura na colônia e que impactou diretamente na educação e melhoria da qualidade de vida daqueles que aqui residiam e que futuramente modificariam permanentemente a história brasileira.

2
Dislike0
User badge image

Pedro Morais

falta

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais