Buscar

Como as reações catabólicas e anabólicas estão acopladas no metabolismo ?

💡 4 Respostas

User badge image

Geovana Batista

A energia livre liberada nas reações catabólicas (exergônicas) é utilizada para realizar processos anabólicos (endergônicos). O catabolismo e o anabolismo estão freqüentemente acoplados por meio do ATP (trifosfato de adenosina) e NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato, forma reduzida). O ATP é o doador de energia livre para os processos endergônicos. O NADPH é o principal doador de elétrons nas biossínteses redutoras.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De maneira sucinta o catabolismo é o processo que degrada nutrientes e constituintes celulares para a geração de energia, enquanto que o anabolismo é o processo onde biomoléculas são sintetizadas a partir de componentes mais simples utilizando a energia liberada durante o catabolismo.


catabolismo e o anabolismo estão freqüentemente acoplados por meio do ATP (trifosfato de adenosina) e NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato, forma reduzida). O ATP é o doador de energia livre para os processos endergônicos. O NADPH é o principal doador de elétrons nas biossínteses redutoras.


Dessa forma, as reações catabólicas e anabólicas se acoplam para cumprir as funções de geração, armazenamento e utilização de energia.


Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfbUYAJ/8-estudo-dirigido-introducao-ao-metabolismo-bioenergetica

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfCIkAA/bioquimica-basica-introducao-ao-metabolismo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão explicadas as reações catabólicas e anabólicas e sua relação com o metabolismo. Primeiro, será explicado o que é metabolismo.


O vocábulo metabolismo vem do grego e significa mudança, troca. Corresponde ao conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O metabolismo de um organismo determina quais substâncias são nutricionais e quais são tóxicas.

Usa-se o termo metabolismo celular em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Essas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida. Permitem o crescimento e reprodução das células, mantendo suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.


O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. O anabolismo pode ser entendido como construção e catabolismo como destruição.

O anabolismo refere-se às reações químicas de síntese (produção) de nova matéria orgânica nos seres vivos. As reações anabólicas sintetizam novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples, com consumo de ATP. Exemplos: síntese de proteínas, ácidos graxos, hormônios, entre outros.

Já o catabolismo refere-se às reações de decomposição ou degradação. Corresponde à capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento ou reparação. As reações catabólicas produzem grande quantidade de energia livre sob a forma de ATP, a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas. Ou seja, para se obter energia, é preciso que ocorra “quebra” de uma substância. Exemplo: “quebra” das proteínas do tecido muscular para se obter energia.


Fonte:

http://ciencias-e-saude.blogspot.com/2009/05/metabolismo.html


Resumindo, o anabolismo e o catabolismo são processos do metabolismo, ou seja, processos que ocorrem em organismos vivos. O anabolismo diz respeito à síntese de matéria, enquanto o catabolismo diz respeito à decomposição da matéria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais