Buscar

De acordo com seus conhecimento de ovulação, fecundação e nidação na espécie humana, considere as afirmativas a seguir. I. As fímbrias d


Quest.: 2
2.

De acordo com seus conhecimento de ovulação, fecundação e nidação na espécie humana, considere as afirmativas a seguir. I. As fímbrias da tuba uterina varrem o óvulo para a ampola, onde ele será fecundado. II. À medida que um zigoto passa pela tuba em direção ao útero, sofre uma série de divisões mitóticas originando os blastômeros. III. Logo que se forma uma cavidade na mórula, esta é convertida em três estruturas que consistem: no epiblasto, numa cavidade amniótica e num trofoblasto. IV. O trofoblasto formará a parte embrionária da placenta enquanto que os embrioblastos formarão o primórdio do embrião. Qual a alternativa correta?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Resposta. I, II IV

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão, devemos ter conhecimento sobre os processos e fases de ovulação, fecundação e nidação na espécie humana. Vamos analisar, então, cada uma das afirmativas.


i) A Ampola  é uma parte da tuba e é considerada o local onde normalmente se processa a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.A porção mais distal da tuba é o Infundíbulo, que pode ser comparado a um funil cuja boca apresenta um rebordo muito irregular, tomando o aspecto de franjas.Essas franjas têm o nome de fímbrias da tuba e das quais uma se destaca por ser mais longa, denominada fimbria ovárica.

Portanto, essa afirmação é correta.


ii)

À medida que o zigoto passa ao longo da tuba em direção ao útero, sofre as clivagens, também chamadas de segmentação: uma série de divisões mitóticas que formam várias células menores, os blastômeros. Aproximadamente 3 dias após a fecundação, uma massa de 12 ou mais blastômeros, a mórula, entra no útero. 

Portanto, essa afirmação é correta.


iii) 

Uma cavidade se forma na mórula, chamando-se agora de blastocisto. O blastocisto perde a zona pelúcida e irá começar o processo de implantação ou nidação no endométrio uterino.

Portanto, essa afirmação é incorreta.


iv)

No final da primeira semana após a fecundação, o blastocisto, formado a partir das sucessivas mitoses do zigoto, encontra-se solto na cavidade uterina e é formado pelo 1) trofoblasto, trofo significa  nutrição, porque ele será a contribuição embrionária para a formação da placenta e 2) um aglomerado de células,  a massa celular interna, ou embrioblasto, que formará o embrião propriamente dito.

Portanto, essa afirmação é correta.


As afirmações corretas são : I, II e IV

 

Fonte:

https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-genital/sistema-genital-feminino/tubas-uterinas/

http://professor.ufrgs.br/simonemarcuzzo/files/resumos_embrio.docx

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-desenvolvimento-embriao-humano.htm

http://professor.ufrgs.br/simonemarcuzzo/files/resumos_embrio.docx

1
Dislike0
User badge image

Ana Beatriz Fernandes

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais