Buscar

Sobre os movimentos sociais do século XIX escolha a alternativa correta:

Escolha uma: a. A Farroupilha ocorrida do Rio Grande do Sul foi um movimento das classes populares que lutou pela extinção da escravidão chegando a reivindicar a emancipação da Província do restante do país. b. O termo "cabano" designava uma grande população miserável de mestiços, índios e brancos pobres que participaram do levante armado conhecido como "Cabanagem", na província do Grão-Pará. c. A Guerra Cisplatina ocorrida no sul do país durante o período regencial, resultou do conflito entre tribos indígenas da região do Prata e os fazendeiros brasileiros que ocupavam o território. d. A Balaiada ocorrida na Província do Maranhão, no Período Regencial, foi um movimento organizado pelas elites locais que lutou pela extinção da escravidão, instituição da República e pelo controle do comércio de carne e farinha.

💡 6 Respostas

User badge image

Anderson Silva

Também estou querendo essa resposta

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Denomina-se de "Balaiada" a uma revolta que ocorreu no Maranhão no século XIX, em um período de tempo historicamente turbulento do brasil que se inicia na independência e termina na proclamação da república. Portanto, a balaiada revolta que aconteceu no Maranhão, terminou em 1841 com a derrota dos escravos e pessoas que alimentavam o movimento, termino foi decorrente da operação das tropas imperiais.

Por sua vez, a Guerra da Cisplatina trata-se de um conflito entre as Províncias Unidas do Rio da Prata e o Império do Brasil, entre 1825 e 1828.

Já a Cabanagem foi motivada pela revolução Francesa e caracteriza-se por ser muito violenta. Seu objetivo era a independência da região Grão-Pará.

Por fim, a Revolução Farroupilha, denominada também de Guerra dos Farrapas, foi a mais longa revolta que ocorreu no Brasil e foi travada entre fazendeiros de gado e a população contra a classe dominante do Rio Grande do Sul.

Daí, está correto o que se afirma em b).

0
Dislike0
User badge image

Iris Braga

 A Guerra Cisplatina ocorrida no sul do país durante o período regencial, resultou do conflito entre tribos indígenas da região do Prata e os fazendeiros brasileiros que ocupavam o território.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais