Buscar

Como o estilo padraria de Frank Lloyd Wright se manifestou?

Como se manifestou, quais as suas principais ideias e características formais?

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Bihum

A transformação da técnica industrial através da arte foi a visão que inspirou  Frank Lloyd Wright nos primeiros anos da década de 1890, época em que trabalhou com os arquitetos Adler e Sullivan, seu período de formação. Mas Wright ainda não sabia como essa transformação seria possível. Foi por meio de uma elaborada reflexão e prática que Wright atingiu um estilo próprio, original, que revolucionou a arquitetura moderna. Levou anos para resolver as várias influências a que fora submetido para chegar ao estilo residencial integrado com o qual iria expressar o seu mito da Pradaria sobre o qual escreveu em 1908: " A Pradaria tinha uma beleza própria, e deveríamos reconhecer e acentuar essa beleza natural, sua tranquilidade. Portanto...coberturas salientes, terraços baixos e, fora, paredes contíguas, isolando jardins privados ".
O surgimento definitivo  do Estilo Pradaria coincidiu com a maturidade teórica de Wright, como se manifesta em sua famosa conferência de 1901, " The Art and Craft of the Machine " ( A arte e o ofício da máquina ) que ele pronunciou pela primeira vez em Chicago, no Jane Addam´s Hull House Settlement. Wright declarou que a máquina podia ser utilizada de forma inteligente, de acordo com suas próprias leis, como agente de abstração e purificação - processos ppelos quais a arquitetura poderia se redimir dos danos da industrialização. Ele levou seu público a contemplar o pavoroso panorama de Chicago  como uma máquina gigantesca e concluiu com a exortação de que aquela era "a coisa em que as forças da Arte devem insuflar o frêmito da idealidade! UMA ALMA ! ". 
O Estilo Pradaria cristalizou-se nas plantas de residências desenhadas para a revista Ladies´Home Journal. Seus elementos estavam agora estabelecidos:
um plano térreo aberto contido num formato horizontal que compreende telhados de pequena inclinação e muros limítrofes baixos- sendo o perfil baixo
deliberadamente integrado ao sítio, em forte contraste com as chaminés verticais e os volumes internos de pé direito duplo. No entanto, nessa época Wright ainda está hesitante em relação ao perfil, oscilando entre um estilo denso, pesado, desua Heurtley House de 1902 e a leve estrutura japonesa de sua Hickox House, terminada em Kankakee, Illinois, dois anos antes. Essa cisão entre expressão monolítica e articulada resolveu-se quando Wright começou a trabalhar para a família Martin, de empresários de Buffalo. O Larkin Building e a Martin House, representam o surgimento do estilo maduro de Wright.
0
Dislike0
User badge image

Gabriela Nascimento Honorato

Obrigada ????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais