Buscar

Caso Clinico- Patologia Geral

1.Um mês após a realização de uma apendicectomia,uma mulher de 25anos de idade apalpou um pequeno nódulo abaixo da pele na área da incisão já cicatrizada,localiza do no quadrante direito inferior. O nódulo foi extraído e seu exame microscópico revelou a presença de macrófagos,colágeno,poucos linfócitos e células gigantes multinucleadas.Observou-se a existência de um material polarizável e refringente no nódulo.Qual das seguintes complicações cirúrgicas é a que melhor responde por tais achados?
A.Inflamação crônica
B.Formação de abscesso
C.Granuloma de sutura
D.Ulceração

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Letra C: Granuloma de sutura


Granuloma de tipo corpo estranho é uma a reação a um material imunologicamente inerte, que pode ser exógeno (fios de sutura, talco, fibras de algodão, metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, etc.) ou endógeno (queratina, colesterol, fragmentos de pêlo, microcristais de urato no tofo gotoso).

A formação de granuloma de tipo corpo estranho faz parte da imunidade inata.

Microscopicamente identificam-se numerosos macrófagos uni ou multinucleados circundando e fagocitando o corpo estranho, que pode ser visível no HE. Na luz polarizada o material birrefringente é evidenciado no centro do granuloma  e dentro dos macrófagos.

fonte:https://www.ufrgs.br/patologiageral/granuloma-de-tipo-corpo-estranho/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais