Buscar

A definição correta do ciclo cardíaco é?

💡 3 Respostas

User badge image

Debora Fantini

O coração atua como uma bomba muscular, que gera pressões variáveis enquanto seus átrios e ventrículos contraem e relaxam. 
 

  
 
A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta. Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo.

  
O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos. O período sistólico e o período diastólico. 
 

No período sistólico,

  

os ventrículos se contraem forçando a passagem do sangue para os pulmões, para oxigenação, e pela aorta, para os tecidos do corpo.

  
 

No período diástólico,

  

os átrios direito e esquerdo se contraem forçando a passagem do sangue para os ventrículos, que ainda estão relaxados.

Cada um destes períodos subdividem-se em diversas fases. O período sistólico apresenta as fases de: Contração Isovolumétrica, Ejeção Ventricular Rápida e Ejeção Ventricular Lenta. As fases do período diastólico podem ser descritas como: Relaxamento Ventricular Isovolumétrico, Enchimento Ventricular Rápido, Enchimento Ventricular Lento e Contração Atrial.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ciclo cardíaco é a sequência de eventos que ocorre quando o coração bate. Quando o coração bate, circula o sangue pelos circuitos pulmonares e sistêmicos do corpo. Existem duas fases do ciclo cardíaco. Na fase da diástole, os ventrículos do coração estão relaxados e o coração se enche de sangue . Na fase da sístole, os ventrículos se contraem e bombeiam sangue para fora do coração e para as artérias . Um ciclo cardíaco é completado quando as câmaras cardíacas se enchem de sangue e o sangue é bombeado para fora do coração.


O ciclo cardíaco é vital para o bom funcionamento do sistema cardiovascular . Composto pelo coração e pelo sistema circulatório , o sistema cardiovascular transporta nutrientes e remove os resíduos gasosos das células do corpo . O ciclo cardíaco do coração fornece o "músculo" necessário para bombear o sangue por todo o corpo, enquanto os vasos sanguíneos atuam como vias para transportar o sangue para vários destinos.


A força motriz por trás do ciclo cardíaco é a condução cardíaca . A condução cardíaca é o sistema elétrico que alimenta o ciclo cardíaco e o sistema cardiovascular. Tecidos especializados chamados nódulos cardíacos enviam impulsos nervososque viajam pela parede do coração, fazendo com que o músculo cardíaco se contraia.

0
Dislike0
User badge image

Ezequiel Souza

1 sistóle + 1 diastóle
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais