Buscar

Quadro de Punett.

Em galinhas a casca do ovo azul é devido ao alelo dominante A, e a cor branca, ao alelo recessivo a.

Quais as proporções genotipícas e fenotipícas na geraçaõ de filhotes (F1) do cruzamento de dois individuos homozigotos contrastantes?

Quais as proporções para a geraçaõ F2 (F1 x F2)

💡 2 Respostas

User badge image

Daniel Tavares

1) AA x aa = 100% Aa (azuis)

Genétipo: 100% Aa

Fenótipo: 100% Azuis

2) F2 = F1x F1 = Aa x Aa = 1/2 Aa (azul), 1/4 AA (azul) e 1/4 aa (branco)

Genótipo: 1/2 Aa, 1/4 AA e 1/4 aa

Fenótipo: 3/4 Azuis, 1/4 brancos

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alelo é a designação associada à informação genética existente num determinado locus de um cromossomo, sendo geralmente responsável transmissão de determinadas característica. O mesmo pode ser categorizado de duas maneiras distintas:


Em biologia, alelo dominante é representado por letras maiúsculas (AA, BB, CC) e corresponde a um alelo cuja expressão se sobrepõe, quando em relação com outros.

Já o alelo recessivo, é representado por letras minúsculas (aa, bb, cc) e se refere a uma característica que não é expressa, no estado heterozigótico. Um alelo recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomos homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene “dominante."


Além dessas informações, para resolvermos essa questão, devemos lembrar o que significa fenótipo e genótipo. Fenótipo é um termo utilizado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Nessa questão, o fenótipo se refere à coloração da casca do ovo.

Já o genótipo refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. Na questão, nos referimos ao genótipo quando dizemos, por exemplo, que casca do ovo azul é devido ao alelo dominante A e a cor branca, ao alelo recessivo a.


Para resolvermos a questão, iremos utilizar o quadro de Punett, que nos permite determinar a herança genética resultada de um cruzamento entre pais. Nessa questão, iremos cruzar as informações de indivíduos homozigotos contrastantes, ou seja, AA e aa. E a partir desse cruzamento, vamos estabelecer as proporções fenotípicas e genotípicas.


Quadro de Punett do do cruzamento de dois indivíduos homozigotos contrastantes (AA x aa):


Após realizarmos o cruzamento no quadro de Punett, observamos que o genótipo resultante será de 100% Aa. E o fenótipo resultante será de 100% cascas de ovos azuis, pois se trata de um alelo dominante.


Para estabelecermos as proporções genotípicas e fenotípicas para a geração F2, devemos lembrar que a mesma é resultado de um cruzamento entre F1 x F1, ou seja, Aa x Aa, que foi o resultado que encontramos no item anterior.


Quadro de Punett do cruzamento de F1x F1 (Aa x Aa):


Após realizarmos o cruzamento no quadro de Punett, observamos que o genótipo resultante será de 50% Aa, 25% AA e 25% aa. E o fenótipo resultante será de 75% cascas de ovos azuis e 25% cascas de ovos brancas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais