Buscar

Qual a importância do sentimento de pertencimento no museu comunitário?

💡 3 Respostas

User badge image

Filipe Sampaio

Pertencimento, ou o sentimento de pertencimento é a crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos. Os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na qual símbolos expressam valores, medos e aspirações. Esse sentimento pode fazer destacar características culturais e raciais. (AMARAL, 2006).

1
Dislike0
User badge image

Filipe Sampaio

Projeto “Vital signs: arts and belonging”

No Canadá, em 2015, a Community Foundations of Canadá (CFC) iniciou um projeto chamado “Vital signs: arts and belonging”, com suporte do Canada Council for the Arts e do Ontario Arts Council, em parceria com a Canadian Arts Presenting Association (CAPACOA), pesquisando sobre a importância do pertencimento.
A partir dessa pesquisa, se elaborou um relatório detalhado, que levou o nome do projeto, sobre o sentimento de pertencimento dos canadenses, o porquê da escolha das artes para favorecer a pertença em suas comunidades, as ações possíveis para atingir o objetivo proposto e ao final, o relatório trouxe recomendações para o fomento das atividades artísticas e culturais, com a cidade como o grande palco, priorizando a qualidade das intervenções artísticas e a continuidade da liberação de verbas públicas para a continuidade do incentivo à arte, cultura e lazer no país. (VITAL SIGNS…, 2017).

A pesquisa mostrou, entre outros dados, que 38 % dos canadenses não se sentiam participantes em suas comunidades e os pesquisadores ao pensar sobre formas de fortalecer os vínculos de pertencimento dessas pessoas, optaram por desenvolver ações por meio das artes.

1
Dislike0
User badge image

Filipe Sampaio

veja mais em : https://cinescontemporaneos.wordpress.com/2017/11/16/pertencimento/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais