Buscar

Diferença de inervação intrínseca e extrínseca.

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A inervação do coração é feita pelo sistema nervoso autônomo: simpático e parassimpático. Estes nervos interagem com o tecido para exercerem o controle neural da função cardíaca. As fibras parassimpáticas distribuem pelo nervo vago, do qual derivam nervos cardíacos parassimpáticos, sendo dois cervicais e um torácico. Os simpáticos são três cervicais e quatro torácicos.


Uma inervação intrínseca é uma das principais inervações do sistema nervoso autônomo (SNA) e consiste de um sistema de ramificações de neurônios em forma de malha que governa a função do trato gastrointestinal. É capaz de agir independentemente dos sistemas nervoso simpático e parassimpático, embora possa ser influenciado por eles. O ENS é também chamado de segundo cérebro.


A inervação extrínseca deriva do sistema nervoso autônomo, isto é, simpático e parassimpático. Do simpático, o coração recebe os nervos cardíacos simpáticos, sendo três cervicais e quatro ou cinco torácicos. As fibras parassimpáticas que vão ter ao coração seguem pelo nervo vago, do qual derivam nervos cardíacos parassimpáticos, sendo dois cervicais e um torácico.

Fonte: https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-cardiovascular/coracao/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/inervacao-cardiaca-extrinseca/37973

3
Dislike0
User badge image

beatriz correia carvalho

intrínseca - fatores internos

1
Dislike0
User badge image

beatriz correia carvalho

extrínsecas - fatores externos de determinada coisa

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais