Buscar

Qual e relação de wundt e Berhvosrismo?

💡 5 Respostas

User badge image

Lidia Tolomeu

A corrente behaviorista faz uma interpretação causalista do comportamento com o objectivo de estabelecer leis capazes de permitir prever, perante determinado estímulo, a reacção de um organismo, bem como saber, face a uma dada resposta, qual o estímulo ou estímulos que a tinham desencadeado. Neste sentido, o comportamento é o conjunto de respostas objectivamente observáveis e é determinado por um conjunto complexo de estímulos (situação) provenientes do meio físico ou social em que o organismo se insere. R=f (S): o comportamento ou resposta (R) é função (f), isto é, depende da situação (por exemplo, uma criança ri à vista de um boneco; uma rapariga treme ao pensamento do primeiro amor…). Podemos concluir que o comportamento do ser humano e o seu desenvolvimento depende, segundo os comportamentalistas, totalmente do meio em que o sujeito está inserido. Se com Wundt a psicologia tinha por objecto os processos mentais, demasiado subjectivos e ocultos, com Watson o objecto da psicologia são os processos físicos, visíveis e objectivos. O primeiro requisito para que a psicologia fosse ciência era os seus fundamentos serem considerados objectivos. Objectivos no sentido de públicos, isto é, abertos e acessíveis a qualquer observador. Ora, isto não acontecia com a introspecção. Na psicologia introspectiva o indivíduo que a pratica é o único capaz de observar a sua consciência e uma consciência nunca poderá ser submetida completamente à investigação laboratorial. Watson transfere, por isso, o objecto da psicologia da experiência consciente para o comportamento visível e capaz de ser submetido ao método experimental.
4
Dislike0
User badge image

Rebeka Mello

Wundt criou o primeiro laboratorio de Psicologia Experimental da épocam, é considerado um dos fundadores da psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber e  Fechner.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

História da Psicologia


Para responder essa pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Psicologia.


Com Wundt, a psicologia tem como base os procedimentos mentais, abstratos e ocultos. Já para John Watson, pai do Behaviorismo, o objetivo da psicologia são os procedimentos físicos, aparentes e diretos.


Portanto, para Wundt, a psicologia tem uma abordagem mais abstrata, enquanto que para Watson, a psicologia tem uma abordagem mais prática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais