Buscar

Explique o ciclo de hidratação do cimento portland.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Cimento Portland , material ligante na forma de um pó finamente moído, geralmente cinza, que é produzido pela queima e moagem de uma mistura decalcário e argila ou calcário e xisto . Quando misturados com água , os silicatos de cálcio anidro e outros constituintes do cimento portland reagem quimicamente com a água, combinando-se com ela (hidratação) e decompondo-se nela (hidrólise) e endurecendo e desenvolvendo a resistência.

Matérias-primas empregadas na fabricação de cimento são extraídas por pedreiras no caso de rochas duras, como calcários, ardósias e alguns xistos, com o auxílio de jateamento, quando necessário. Alguns depósitos são extraídos por métodos subterrâneos. Rochas mais suaves, como giz e argila, podem ser escavadas diretamente por escavadeiras. Os materiais escavados são transportados para a usina de britagem por caminhões, vagões ferroviários, correias transportadoras ou teleféricos. Eles também podem ser transportados em estado úmido ou lama por tubulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais