Buscar

Probabilidade

Considere o experimento que corresponde a dois lançamentos consecutivos de um dado. (a) Sejam A e B os eventos definidos por: A = Obter 6 pontos no primeiro lançamento B = Obter 6 pontos no segundo lançamento Determine P(A), P(B), P(A B) e P(A B). (b) Sejam C e D os eventos definidos por: C = Obter no mínimo 7 no total de pontos dos 2 lançamentos D = Obter no máximo 4 pontos em cada lançamento Determine P(C), P(D), P(C D) e P(C D)

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A probabilidade de ocorrência de um evento é representada como um número real no intervalo que contém os limites 0 e 1, pois:

para eventos em que a ocorrência é garantida, dizemos que sua probabilidade é igual a 1 (um), ou seja, há certeza de ocorrência do acontecimento e,

para eventos que nunca ocorrerão a sua probabilidade é avaliada como 0 (zero), pois há impossibilidade da ocorrência
 

não ocorrência possibilidade de ocorrência certeza de ocorrência
P = 0 qualquer valor entre 0 e 1 P = 1


Evidentemente, quanto mais próxima de 1 for a probabilidade de um evento, é mais provável que o evento ocorra. 

E ocorre o inverso quando se toma resultados com valor de probabilidade próximos a zero: eles tem ocorrência mais improvável.

Entretanto, deve-se ressaltar que, quando se trata de um evento possível ele pode ocorrer com diferentes probabilidades ( por exemplo: 12%, 53% 94%, etc) podendo aceitar valores desde muito próximos à impossibilidade de ocorrência (por exemplo: 0.01%) até quase atingir a certeza de acontecimento (por exemplo: 99%).

Já, se dois eventos forem ditos como igualmente prováveis, pode-se exprimir a probabilidade de cada evento como "1 em 2", ou, "50%", ou ainda "1/2".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais