Buscar

No lançamento simultâneo de dois dados, a probabilidade de se obter a soma dos resultados maior ou igual a 11 é:

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática conceitos básicos de probabilidade estatística. Em especial, utilizaremos a equação:

\(P(E)=\dfrac{n(E)}{n(\Omega)},\)

em que \(P(E)\) é a probabilidade de ocorrêcia de um evento aleatório, \(E\)\(n(E)\) o número de casos favoráveis à ocorrência ocorrência de \(E\); e \(n(\Omega)\) o número de casos possíveis de ocorrência na realização do experimento. 

Ao lançarmos um dado equilibrado, tem-se \(6\) opções possíveis de casos de ocorrência na face, que são os números \(1,\text{ }2,\text{ } 3,\text{ } 4,\text{ } 5\) e \(6\). Desta forma, ao lançarmos dois dados, o número de possibilidades diferentes de resultados é de \(6 \cdot 6 = 36\).

Denotando o resultado ocorrido por \((x_1,x_2)\), em que \(x_1\) e \(x_2\) são os valores das faces dos dois dados, dentre as \(36\) possibilidades, apenas \(3\) apresentam soma maior ou igual a \(11\)\((5,6); \text{ }(6,5)\) e \((6,6)\).

Assim, sendo o evento \(E\)  aquele em que os dados apresentam a soma das faces maior ou igual a \(11\), pela definição de probabilidade tem-se que:

\(\begin{align} P(E)&=\dfrac{3}{36} \\&=\dfrac{1}{12} \end{align}\)

Portanto, no lançamento simultâneo de dois dados, a probabilidade de se obter a soma dos resultados maior ou igual a \(11\) é de \(\boxed{\dfrac{1}{12}}\).

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

3/12
2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais