Buscar

o que é teoria do estatuto duplo

💡 2 Respostas

User badge image

Noemia coimbra

A teoria do duplo estatuto teve surgimento a partir de um julgado de habeas corpus do STF. Nesse julgado o STF estabeleceu, de forma invariável, o modo em que precisam ser classificados os Tratados Internacionais de Direitos Humanos e a força normativa que esses Tratados possuirão no nosso ordenamento jurídico em razão da forma de sua aprovação. Nesta teoria, os Tratados Internacionais de Direitos Humanos irão possuir força de norma constitucional, de norma supralegal ou de lei ordinária.

Com este entendimento de um tratado terá necessidade de passar por um duplo crivo de aprovação, acaba protegendo a soberania do nosso país de absorver leis internacionais que não terão utilidades práticas em nosso país. Embora nem todos possam concordar com esta teoria, ele é o melhor controle constitucional de tratados internacionais.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

É a teoria adotada pelo STF para determinar o status normativo dos tratados de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.

Aqueles aprovados pelo rito do artigo 5º, parágrafo 3º da CRFB têm natureza Constitucional.

"§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais."         

Todos os demais, que tenham sido aprovados pelo rito comum (maioria simples, turno único em cada Casa do Congresso), têm natureza supralegal.

Desta forma, as leis e atos normativos são válidos se forem compatíveis com a Constituição e com os tratados internacionais de direitos humanos incorporados. Sendo inválidos, cabe ao Poder Judiciário realizar o chamado controle de convencionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes