Buscar

O que é "equação termodinâmica de estado"?

💡 4 Respostas

User badge image

Joel Lima

São equações que independem do caminho percorrido, por exemplo, a variação da energia interna ou da entalpia, que independem do tipo de processo, igual por exemplo o deslocamento. Por exemplo, eu estou na cidade A, e pretendo chegar na cidade B que fica há 2 km, se eu for direto de A para B meu deslocamento foi de 2 km. Mas se eu for de A para C, que fica há 1 km e depois for para B, que fica há 3 km de C, minha distância percorrida no primeiro caso foram 2 km, e no segundo caso, 4 km. Mas o meu deslocamento, que é interpretado por uma equação de estado, tem valor de 2 km nos dois casos.  

0
Dislike0
User badge image

Passei Direto Verified user icon

Equação de estado é uma equação que estabelece uma relação entre volume (V), quantidade de substância (n), pressão (p) e temperatura (T). É verificado experimentalmente que basta especificar três dessas variáveis para que a quarta seja fixada. A forma geral de uma equação de estado é:

p = f(T,V,n)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais