Buscar

Integração das normas

Indicar e fundamentar,com clareza e objetividade,dois exemplos da utilização da analogia como método de integração do direito,com base exclusivamete na jurisprudencia dominante do TST

Exemplo e fundamento

💡 2 Respostas

User badge image

Leticia Rocha

bravo

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

O art. 8º da CLT determina que, na falta de disposições legais ou contratuais, as questões trabalhistas serão decididas levando em conta à jurisprudência, a analogia, a equidade, os princípios e normas gerais de Direito, principalmente do Direito do Trabalho, e ainda de acordo com os usos e costumes e o direito comparado.

Na verdade, a equidade e a analogia são técnicas de integração, utilizadas apenas para suprir as eventuais lacunas existentes no ordenamento jurídico.  Alguns exemplos podem ser retirados das súmulas do TST, o primeiro é a súmula 139, que traz “O adicional de insalubridade, pago em caráter permanente, integra a remuneração para o cálculo de indenização”.

Já o segundo exemplo a aplicação da súmula 354 do TST por analogia. Nesse caso, equiparou-se as gueltas (incentivos comerciais pagos pelos fabricantes aos vendedores) às gorjetas, em questão de natureza jurídica, de forma que elas não compõem base de cálculo do aviso prévio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais