Buscar

genética

Existem 2 pacientes em investigação, sendo um com suspeita de Síndrome de Turner e o outro, com suspeita de Síndrome de Kleinefelter O laboratório pode 
executar, no momento, apenas um exame de cariótipo e um de cromatina X. Para qual dos pacientes você indicaria cada um dos exames e por que?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Ramos

 

Indica-se o exame de cromatina X para o paciente com suspeita de Síndrome de Kleinefelter, já que o exame avalia justamente a presença de cromatina sexual inativa e essa síndrome é caracterizada por uma cópia do cromossomo X a mais em homens (XXY). Já a paciente de Síndrome de Turner (X x ou X) deve realizar um cariótipo, uma vez que neste exame temos um panorama geral dos cromossomos. Com ele conseguiriamos identificar a ausência de um cromossomo X ou a incompletude do mesmo (caracteristicos da síndrome de Turner). 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Síndrome de Turner

A síndrome de Turner é bastante rara e ao contrário da síndrome de Klinefelter afeta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X.

 

Síndrome de klinefelter

A Síndrome de Klinefelter é uma aberração cromossômica numérica, onde o portador é do sexo masculino e apresenta o cariótipo 47, XXY.

Essa síndrome foi descrita corretamente pela primeira vez em 1942, por um médico chamado Harry Klinefelter. Antes disso, essa doença já era observada e sabia-se que o portador tinha 47 cromossomos.


RESPOSTA:

O paciente com suspeita de turner deve fazer exame de cromatina justamente porque a enfermidade apresenta a falta dela, e o paciente com suspeita de Klinefelter deve dazer o exame de cariótipo, pois essa doença apresenta irregularidades no cariótipo 47.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais