Buscar

6- Por que motivo a dihidroxiacetona‐P gerada na glicólise deve ser convertida em gliceraldeído‐3P para seguir a via glicolítica?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A glicose que está no sangue precisa entrar na célula, para que a glicólise aconteça. Para isso, inicia-se a Via de Sinalização da Glicose, no qual o hormônio insulina, produzido no pâncreas, atua estimulando uma cascata de reações bioquímicas ao se ligar ao seu receptor IR. Ao se ligar ao IR, este estímulo prossegue pelas proteínas IRS1->PI3K->AKT, respectivamente, até que o GLUT (transportador de glicose) receba este estímulo e haja a sua translocação para a membrana da célula, abrindo um canal para a entrada da glicose do meio extracelular, para o interior da célula.


Na quarta etapa da glicogênese, ocorre a divisão (clivagem) da frutose-1,6-bisfosfato em dois fragmentos de 3 carbonos, formando diidroxiacetona-fostato e gliceraldeído-3-fosfato. A enzima que catalisa esta reação é a aldolase. Veja a representação abaixo:


Na etapa seguinte, apenas o gliceraldeído-3-fosfato pode ser diretamente degradada nos passos subsequentes da glicólise. Entretanto, a diidroxiacetona-fostato é convertida reversivelmente em gliceraldeído-3-fosfato, pela enzima triose-fosfato-isomerase.

 

Fonte: http://www.biomedicinaemacao.com.br/2012/04/via-glicolitica-ou-glicolise.html

1
Dislike0
User badge image

Mariana Maia

uihauSHUhsuiAS,AISUDGUYgaduyASDGYasd

adasdiasuidgiasda,sdasfdyaSFDUAsd,ASDFAUYsdfuasdf.

ASDUYFYdga,SDAFDYAFda,DYF,asdAD.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais