Buscar

qual a bio química da anemia falciforme?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Pereira

  É uma anemia que acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzem outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória, razão pela qual tais pessoas têm sempre uma anemia que não se corrige nem com alimentação nem com ferro. Nessas pessoas, as hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice. Essas células afoiçadas além de ter muita dificuldade de passar pelas veias, que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, são mais frágeis que as as células sanguíneas normais. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A anemia falciforme têm grande  importância devido à sua morbidade e alto índice de mortalidade.


As hemácias são células redondas repletas de um pigmento chamado de hemoglobina, que configura a cor vermelha dosangue e é chamada de  A. Como sabemos, a hemoglobina e o ferro são responsáveis por levar o oxigênio do pulmão para todo o corpo.


A anemia é a diminuição da hemoglobina no sangue. Essa diminuição ocorre por falta de ferro no sangue.Entretanto,  a anemia falciforme acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzem outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S.


A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória.As hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice. Essas células afoiçadas têm muita dificuldade de passar pelas veias, que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos.


Além disso, As células em forma de foice são mais frágeis que as células sanguíneas normais, o que conduz à anemia. Os pontos e as formas anormais das células falciformes originam um fluxo mais lento dos glóbulos vermelhos nos capilares, com a conseqüência hipóxia dos tecidos. Isso produz sintomas como febre, inchamento e dor em várias partes do corpo. Eventualmente o baço é afetado. Muitas vítimas da anemia falciforme morrem ainda na infância.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais