Buscar

PORTUGUES

(ENEM 2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, como também de problemas como morte inesperada e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. (ATALIA, M. Nossa vida. In: Revista Época. 23 mar. 2009.) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
 
o termo "como", em "como morte súbita e derrame", introduz uma generalização.
o termo "fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue".
 Certo a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.
o termo "Também" exprime uma justificativa.
o conectivo ¿mas também¿ inicia oração que exprime ideia de contraste.
 

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a coesão textual.

A informação contida em um texto é distribuída e organizada em seu interior graças ao emprego de certos recursos léxicos e gramaticais. Á articulação desses recursos em benefício da expressão do sentido e de sua compreensão dá-se o nome de coesão textual.

A coesão textual está ligado aos usos de conectivos, que consequentemente favorece na ligação entre parágrafos e ideias.

Podemos então, definir coesão como a ligação entre as ideias.

Coesão e coerência andam juntos. A coerência remete a ideia de clareza, não contradição, progressão de ideias, relação e retomada.

Alguns elementos da coesão são: pronomes, conjunções, preposição e advérbios.

Existem ainda, alguns mecanismos de coesão:

  1. Coesão por referência: uma frase faz referência a frase anterior;
  2. Coesão por elipse: omitimos um termo, mas pode ser recuperado por meio do verbo;
  3. Coesão lexical: é quando se recupera algo já dito por meio de sinônimos. (Pode ser representado por meio da metonímia – parte pelo todo).
  4. Coesão por substituição: quando uma palavra é retomada por meio de um elemento gramatical, seja ele um pronome, adverbio, numeral ou verbo.

Dito tudo isso, a questão proposta aborda a coesão textual. Contudo, a alternativa correta é ‘’a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.’’ Isso pode ser justificado porque a expressão nos traz mais ideias de convergências com as que já foram ditas anteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais