Buscar

Qual programa é interessante pra fazer o dimensionamento de estruturas metálicas?

💡 3 Respostas

User badge image

Enio M.

Para verificação simples de perfis laminados e soldados existem o desatualizado  Visual Metal, e algumas planilhas que você encontra na Internet, procure por planilhas da usiminas, acho que era isso. Falando de algo mais completo e profissional, e ainda de perfis laminados e soldados, tem vários como SAP2000, STRAP, Cype, e afins. Para detalhamento também tem, o mais famoso é chamado Tekla. Depois, para perfis de aço formados a frio tem alguns gratuitos para análise de estabilidade, como o CUFSM, e o GBTUL. Para dimensionamento pelo método das larguras efetivas tem o DimPerfil, que acompanha o manual do CBCA sobre o tema. Enfim, e pra análise também são inúmeros. :) Tem alguma necessidade sua mais específica que per

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um software bastante recomendado é o  software FTOOL. 

O Ftool é um programa para a análise estrutural de quadros planos. Tem como principal objetivo a prototipagem simples e eficiente de estruturas. O programa foi inicialmente desenvolvido para uso em sala de aula, mas evoluiu para uma ferramenta freqüentemente utilizada em projetos estruturais profissionais. Uma edição avançada, com uma licença comercial, foi, portanto, liberada a fim de satisfazer as necessidades dos projetistas estruturais, mantendo a edição básica gratuita. A edição básica do Ftool permite ao usuário definir modelos de maneira eficiente e simples. Ele analisa o modelo estrutural e oferece muitos resultados diferentes, como diagramas de força interna e configuração deformada das estruturas, bem como linhas de influência para qualquer ponto na estrutura e nos envelopes de resultado do trem de carga.

As seções transversais podem ser definidas parametricamente de acordo com vários modelos (formas retangulares, T, L e I, etc.), selecionando-se de uma variedade de formas padrão (AISC, Gerdau, etc.) ou genericamente ( definindo as seções propriedades geométricas como área e momento de inércia). Os membros estruturais podem ser calculados pela teoria de Euler-Bernouilli ou Timoshenko. Os apoios podem ser rígidos ou elásticos e podem ser inclinados ou sofrer deslocamentos impostos. Isso permite vários tipos de estruturas, A edição avançada do Ftool adiciona algumas funcionalidades para facilitar o seu uso profissional. A ferramenta mais importante na primeira versão avançada são vários casos de carga.

Esta é uma necessidade real em um projeto, porque uma estrutura real deve geralmente resistir a múltiplas cargas diferentes, como cargas ao vivo, vento de múltiplas direções, etc. Com a edição avançada do Ftool, é possível analisar todos esses casos de forma simples e direta. caminho. Também é possível criar combinações de cargas ponderadas e visualizar os envelopes de resultados para ambos os casos e combinações, apresentando de forma simples e clara o pior cenário possível para cada elemento em uma determinada estrutura.

Ftool

0
Dislike0
User badge image

Poliane Pinheiro

Ftool

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais