Buscar

Quais são os requisitos para os atos administrativos??

.

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Priscila

Olá! os atos administrativos possuem cinco requisitos ou elementos que constituem sua infraestrutura e a sua falta acarreta a nulidade do ato. São eles:

  • COMPETÊNCIA: requisito vinculado. As atribuições do agente são conferidas a ele pela lei. Em regra pode ser delegada (exceção: art 13, lei nº 9784/99), e a possibilidade de avocação só é admitida entre os órgãos/agentes hierarquicamente subordinados ( salvo competência exclusiva).
  • FINALIDADE: assim como a competência, também é um elemento vinculado; pois esta finalidade é prevista em lei, a saber, o atendimento do bem comum. O desrespeito deste requisito conduz ao vício de abuso de poder, mais precisamente na modalidade de desvio de finalidade.
  • FORMA: também é um requisito vinculado. É o revestimento exteriorizador do ato administrativo. Quase sempre a forma exigida pela lei é a escrita. Quando a lei estabelece a forma, e esta não é observada, não é passível de convalidação.
  • MOTIVO: este pode ser vinculado ou discricionário. O motivo ou causa é a situação de direito e de fato que determina ou autoriza a realização do ato administrativo.
    OBS: diferença entre otivo e motivação do ato administrativo: o motivo é a situação de fato e de direito que serve de fundamento para a prática do ato , sendo obrigatório para todo e qualquer ato. Já a motivação é a exteriorização [quase sempre de forma escrita] do "porque" (motivo) da prática do ato administrativo. Esta não é obrigatória, via de regra.
  • OBJETO: pode ser vinculado ou discricionário. Traduz-se no conteúdo do ato, por meio do qual a Administração manifesta seu poder e sua vontade, ou atesta simplesmente situações preexistentes.





    Espero ter ajudado, colega! Bons estudos!
1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O Professor Rafael Carvalho Rezende de Oliveira aponta os seguintes elementos do ato administrativo:

  • COMPETÊNCIA
  • FINALIDADE
  • FORMA
  • MOTIVO
  • OBJETO

 

  • COMPETÊNCIA

“A competência é a prerrogativa atribuída pelo ordenamento jurídico às entidades administrativas e aos órgãos públicos, habilitando os respectivos integrantes (agentes públicos) para o exercício da função pública.”

 

  • FINALIDADE

“A finalidade do ato administrativo relaciona-se com o atendimento do interesse público consagrado no ordenamento jurídico. A finalidade é o resultado do ato (ex.: a finalidade do ato que apreende medicamentos estragados é proteger a saúde das pessoas).”

 

  • FORMA

“A forma é o revestimento externo do ato administrativo. É a exteriorização da vontade administrativa para produção de efeitos jurídicos.

No campo doutrinário, a forma possui dois sentidos básicos:

a) sentido restrito: a forma é o meio pelo qual o ato administrativo é instrumentalizado (ex.: os atos administrativos, em regra, devem ser editados sob a forma escrita);

b) sentido amplo: a forma engloba o revestimento do ato e as formalidades que devem ser cumpridas para sua elaboração (ex.: necessidade de oitiva de dois ou mais órgãos para elaboração do ato administrativo).

Apesar de algumas divergências doutrinárias, entendemos que a forma deve ser estudada em seu sentido amplo, abrangendo também o processo de formação do ato.”

 

  • MOTIVO

“Motivo é a situação de fato ou de direito que justifica a edição do ato administrativo. O motivo é causa do ato. Ex.: a infração funcional é o motivo que justifica a edição do ato administrativo punitivo (advertência, suspensão ou demissão) do servidor.”

 

  • OBJETO

“O objeto é o efeito jurídico e material imediato que será produzido pelo ato administrativo. O objeto é o conteúdo do ato (ex.: o conteúdo do ato que demite o servidor é punir aquele que cometeu a infração funcional, rompendo o vínculo funcional com a Administração; o objeto da licença profissional é habilitar o exercício de determinada profissão pelo interessado)”

(Curso de Direito Administrativo. 6ª ed. pg. 349-357)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais