Buscar

O que é controle do tipo duplo-cego?

Encontrei a seguinte questão de prova, cujo gabarito não me pareceu esclarecedor. Alguém teria uma resposta boa e adequada a ela?

Numa empresa, um psicólogo é encarregado de fazer um estudo para a escolha de um entre dois tipos de treinamento pelos quais a organização está interessada. O objetivo é identificar qual tipo de treinamento proporcionará melhores resultados à organização. Entretanto, existe a imposição de que em tal estudo seja utilizado o controle do tipo duplo-cego. Explique em que consiste tal controle.

💡 2 Respostas

User badge image

elaine wergila

é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento. É comumente usado como critério de validação de práticas experimentais quantitativas em ciência.

Como exemplo, queremos testar a eficácia de um medicamento em uma determinada doença: o pesquisador contrata médicos examinadores que irão entregar a pacientes voluntários que apresentam esta doença uma cápsula que pode ou não conter medicamento.

Este medicamento foi feito por manipulação em dois tipos idênticos de cápsulas: uma com o pó do medicamento estudado e outro com farinha de trigo. O médico anota o número do medicamento sem saber se esta cápsula é o medicamento ou se é a farinha. O paciente também não sabe a composição real da cápsula.

Após o período em que se espera que o medicamento faça efeito o mesmo médico examina o paciente e anota quantitativamente a melhora ou não das alterações esperadas na doença. Esta ficha é devolvida ao examinador que tabula os resultados sabendo qual tipo de cápsula foi ingerida pelo paciente. Assim o pesquisador consegue excluir o efeito placebo existente em um medicamento inerte e validar um medicamento que realmente faça efeito.

1
Dislike0
User badge image

Adenirã Serafim

Exatamente como a Elaine disse.

O termo "duplo cego" remete ao fato que, notou-se que em alguns casos de estudos clínicos de novas drogas, os pesquisadores menos experientes tratavam os pacientes de forma menos cuidadosa quando sabiam que aquele paciente estava usando placebo, daí a necessidade de eliminar este conhecimento também das pessoas que entregavam os medicamentos.

Abraço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais